terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Opinião - Lying Out Loud

Ficha Técnica:
Autor: Kody Keplinger
Páginas: 309
Editor:Scholastic
ASIN:B00OBOAIVW

Sinopse:
Sonny Ardmore is an excellent liar. She lies about her dad being in prison. She lies about her mom kicking her out. And she lies about sneaking into her best friend's house every night because she has nowhere else to go.

Amy Rush might be the only person Sonny shares everything with - secrets, clothes, even a nemesis named Ryder Cross.

Ryder's the new kid at Hamilton High and everything Sonny and Amy can't stand - a prep-school snob. But Ryder has a weakness: Amy. So when Ryder emails Amy asking her out, the friends see it as a prank opportunity not to be missed.

But without meaning to, Sonny ends up talking to Ryder all night online. And to her horror, she realizes that she might actually 'like' him. Only there's one small catch: he thinks he's been talking to Amy. So Sonny comes up with an elaborate scheme to help Ryder realize that she's the girl he's really wanted all along. Can Sonny lie her way to the truth, or will all her lies end up costing her both Ryder and Amy?

Opinião:
Foi finalmente neste livro que vi as minhas suspeitas confirmadas de que tanto os livros The Duff como o A Midsummer's Nightmare se passavam no mesmo sítio. Para uma pessoa mais atenta isto seria óbvio, mas como eu sou péssima com nomes de cidades e esse tipo de coisas a mim passou-me um pouco ao lado. Foi engraçado ver como neste livro temos um pequeno vislumbre de todos os outros personagens. Assim sendo parece que é desta vez que vou ter que ler o Shut Out, visto a acção se passar na mesma terriola.

Este livro foca-se maioritariamente em Sonny, que por sinal é a melhor amiga de Amy, a irmã de Wesley. Sonny e Amy são basicamente inseparáveis desde que eram crianças. Sonny é alguém cheio de vida, que não tem problemas em tomar atitudes mais arrojadas e por isso serve de contraponto perfeito a Amy que continua a ser uma rapariga extremamente envergonhada e silenciosa.

A situação de Sonny com a sua contraparte amorosa é bastante semelhante à de Bianca. Sonny conhece Ryder, e desenvolver para com ele uma enorme aversão, sendo que está constantemente a tentar implicar com ele e deitá-lo abaixo. Contudo, ao contrário do que acontece com Bianca, Sonny é um pouco mais instável na sua personalidade. E por tanto este é um dos pontos fracos do livro, na minha opinião. Quando a Sonny está cara-a-cara com o Ryder, a sua personalidade é expansiva e é um prazer lê-la. Mas quando eles estão a trocar mensagens a sua personalidade perder o fogo e ela torna-se toda melosa. Não é que eu não goste de cenas melosas, acho simplesmente que estes extremos tornam a personagem pouco real e por isso não me consegui relacionar tão bem com ela.

Outra coisa que me fez torcer o nariz ao livro foi o facto de Sonny ser uma mentirosa nata. Daquelas em que toda a gente acredita por mais disparatada que seja a mentira. Não gosto muito de gente mentirosa. E não gostei de como a Sonny usa esta sua faceta. Após algumas descobertas consegui passar a perceber o porquê de ela assim ser, mas a autora não foi capaz de me fazer aceitá-lo por completo e perdoá-la. Houve mentiras desnecessárias, mentiras por demais elaboradas sem necessidade. O facto de Sonny repetir por diversas vezes os mesmos erros não me fez sentir confiante na sua promessa de que realmente possa mudar. Se bem que no final vemos um esforço a verdade é que esse esforço não se coaduna com aquilo que vemos dela desde o início do livro.

Gostava tanto, mas tanto de ter tido um pouco mais de Bianca e Wesley. Eles são simplesmente fenomenais juntos e têm personalidades fantásticas. Infelizmente não foi possível ver muito deles visto não serem o foco da história. Contudo o Wesley teve os seus momentos, principalmente nas suas interacções com a Sonny. Nomeadamente quando a tentava fazer perceber que ela era família apesar de não ser do mesmo sangue. Foi preciso mais que o Wesley lho dizer para ela acreditar, mas no final ela percebeu que não está sozinha, que existem pessoas que gostam dela e para as quais não precisa de mentir.

Um livro que ficou aquém das minhas expectativas, visto ter gostado tanto dos outros dois livros que li da autora. Contudo tenho esperança que um próximo livro a ler dela seja melhor do que este e que me volte a presentear com personagens consistentes e cheias de fogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário