quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Opinião - Shut Out

Ficha Técnica:
Autor: Kody Keplinger
Páginas: 289
Editor: Poppy
ASIN: B004QZ9PPG

Sinopse:
Most high school sports teams have rivalries with other schools. At Hamilton High, it's a civil war: the football team versus the soccer team. And for her part, Lissa is sick of it. Her quarterback boyfriend, Randy, is always ditching her to go pick a fight with the soccer team or to prank their locker room. And on three separate occasions Randy's car has been egged while he and Lissa were inside, making out. She is done competing with a bunch of sweaty boys for her own boyfriend's attention.

Lissa decides to end the rivalry once and for all: She and the other players' girlfriends go on a hookup strike. The boys won't get any action from them until the football and soccer teams make peace. What they don't count on is a new sort of rivalry: an impossible girls-against-boys showdown that hinges on who will cave to their libidos first. And Lissa never sees her own sexual tension with the leader of the boys, Cash Sterling, coming.

Opinião:
Se o primeiro livro que li desta autor não tivesse sido o The Duff acho que nunca mais tinha lido mais nada dela. Sem sombra de dúvida que para mim o The Duff foi até agora o melhor livro da autora. Depois disso já li o A Midsummer's Nightmare e o Lying Out Lod e apesar de ter gostado e me ter divertido muito achei que ficavam um pouco aquém do primeiro livro. Este era um dos livros que me faltavam ler da autora e sendo que era o primeiro já estava mais que na altura. Posso dizer que se tivesse começado por este possivelmente não teria lido mais nada da autora.

Este livro passa-se na mesma zona que os outros três e apesar de não haver uma ligação perceptível essa ligação é feita no livro mais recente da autora. 

Tal como indicado na sinopse este livro conta a história de Lissa e de como esta e as outras namoradas dos jogadores de futebol e futebol americano decidem fazer uma greve de sexo enquanto a rivalidade entre as duas equipas não terminar. Isto porque esta rivalidade acaba por interferir nas relações amorosas dos vários casais, sejam de que equipa for. Estando as raparigas fartas de serem sempre colocadas em segundo lugar acabam por se juntar a Lissa na sua ideia de uma greve de sexo, afinal que melhor maneira de estar no controlo do que retirar aos rapazes aquilo que eles mais desejam?

Gostei da ideia e da maior parte da atitude das diferentes personagens. Infelizmente as personagens em si não me cativaram propriamente. Principalmente as principais. Ou seja, não me consegui relacionar com Lissa ao longo de toda a narrativa. Percebo que ela seja uma control freak por causa do que lhe aconteceu e o porquê de às vezes exagerar em determinadas atitudes. Mas não me consegui relacionar com as suas atitudes, a sua maneira de estar. A autora não me conseguiu ligar à personagem, fazendo-me sentir que compreendia a um nível instintivo as suas atitudes, sendo que precisava de ponderar bastante para conseguir perceber e aceitar as suas atitudes. Já o Cash é sem dúvida um amor de rapaz, bastante querido e compreensivo e que parece bastante devoto à Lissa, contudo não o conseguir achar propriamente marcante ou com uma personalidade que o distinguisse de todos os outros personagens na narrativa. Dos personagens apresentados aquele de que mais gostei foi sem dúvida a Chloe, com a sua mente aberta e a sua maneira de encarar o sexo.

Sim, porque este livro acaba por ser uma crítica à maneira como a sociedade vê o sexo praticado pelas mulheres. Se gostamos de sexo somos uma depravadas, se fazemos sexo com mais que um homem já somos umas porcas, contudo se não nos queremos envolver sexualmente é porque somos umas púdicas. Contudo um homem não sofre este tipo de preconceitos e pode fazer aquilo que quer que normalmente terá sempre a aprovação de toda a gente. A greve que as raparigas fazem leva a que abordem este tema durante as suas reuniões e foi interessante ver as difernetes perspectivas de cada uma, principalmente a maneira como a Chloe vê o sexo e a maneira como a Lissa o vê.

Tenho sinceramente pena de não ter conseguido ligar-me tanto aos personagens como gostava. O tema do livro é interessante, e já se nota a voz que a autora vem a desenvolver nos próximos livros bem como o humor que é tão característico em muitas das suas personagens e que adoro. Contudo não posso deixar de sentir que falta bastante essência ao livro e aos personagens o que levou a que não conseguisse gostar tanto do livro como queria sendo que ficou bastante aquém das minhas expectativas. 

Aguardo agora pelo próximo, chamado Run, cuja premissa parece ser bastante interessante. Entretanto espero ler o último livro que me falta da autora, Me and the Swift Boys.

Sem comentários:

Enviar um comentário