quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Opinião - P.S. I Still Love You

Ficha Técnica:
Autor: Jenny Han
Série: To All The Boys I've Loved Before, #2
Páginas: 352
Editor: Simon & Schuster
ASIN: B00KU4PWFE

Sinopse:
Lara Jean didn’t expect to really fall for Peter.
She and Peter were just pretending. Except suddenly they weren’t. Now Lara Jean is more confused than ever.
When another boy from her past returns to her life, Lara Jean’s feelings for him return too. Can a girl be in love with two boys at once?

In this charming and heartfelt sequel to the New York Times bestseller To All the Boys I've Loved Before, we see first love through the eyes of the unforgettable Lara Jean. Love is never easy, but maybe that’s part of what makes it so amazing.

Opinião:
Apesar de ter gostado do livro anterior, posso dizer que gostei bastante mais deste. Achei-o mais completo e mais real que o anterior.

Neste livro continuamos a seguir a história de Lara Jean e a sua relação com o Peter. Não posso dizer que a todos os momentos esta foi um mar de rosas, mas a verdade é que nenhuma relação o é. Qualquer relação tem altos e baixos, existem situações em que tem que se chegar a uma solução de compromisso e aceitar que as coisas nem sempre podem ser como queremos e às vezes vamos sair magoados.

Para mim o mais interessante foi o crescimento de Lara Jean ao longo da narrativa. É notório o modo como esta personagem evolui e cresce, tornando-se alguém mais confiante em si mesma e nas suas atitudes. Alguém que percebe que não precisa que a defendam e que aceita que por mais que sigamos em frente à determinadas relações e sentimentos que vão permanecer connosco para toda a vida. Esta ligação não tem propriamente que se positiva, mas está lá e há que aprender a aceitá-la e lidar com ela sem deixar que ela controle a nossa maneira de estar e viver a vida.

Outra questão que me agradou foi o facto de ser fácil metermo-nos na pele da Lara Jean, perceber as suas dúvidas e os seus receios, ao fim e ao cabo a maior parte de nós já os teve em alguma fase da nossa vida e deixou-se controlar por eles nem que fosse por breves instantes. Louvo a capacidade que esta personagem tem para perdoar e aceitar determinados acontecimentos apenas com meia dúzia de palavras e acontecimentos, se fosse eu teria feito um pé de vento desde o início. Claro que o que é de mais enjoa e chega a uma altura em que Lara Jean não consegue mais deixar passar tudo aquilo que a magoa em branco.

As personagens secundárias continuam interessantes, se bem que vemos pouco delas. Sem dúvida que a mais presente é a Kitty. É impossível não a adorar pela sua sagacidade e inteligência. Pela maneira como tem sempre uma palavra final e como não consegue ser mais nada a não ser sincera. Sem dúvidas que não tem nada a ver a personalidade da Lara Jean, que é mais calma, recatada e racional. Teria bastante interesse em ver um livro escrito do ponto de vista da Kitty, tentar perceber como é que ela lidaria com um amor adolescente, porque tenho a certeza que não teria nada a ver com o modo como a irmã ao fez.

Para finalizar, não posso deixar de falar do triângulo, ou quadrado, amoroso. Achei-o completamente dispensável, pelo menos o triângulo Lara Jean, Peter, John. A Lara Jean e o Peter já se deparavam com bastantes altos e baixos na relação antes de o John aparecer, e ele basicamente não trouxe nada de novo à história, a não ser talvez um motivo para o Peter ter ciúmes e tentar recuperar a Lara Jean. Foi a única coisa que me fez comichão, este triângulo amoroso sem sal e nada convincente.

Assim sendo, este é uma vez mais um livro fofinho, bom para passar o tempo quando se tenciona ler uma história simples, mas que nos faz aquecer o coração. O facto de ter aspectos menos bons não conseguiu arruinar por completo o resto do livro o que considero bastante bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário