segunda-feira, 14 de março de 2016

Opinião - City of Lost Souls

Ficha Técnica:
Autor: Cassandra Clare
Série: Caçadores de Sombras, #5
Páginas: 546
Editor: Margaret K. McElderry
ASIN: B005O315ZW

Sinopse:
What price is too high to pay, even for love? When Jace and Clary meet again, Clary is horrified to discover that the demon Lilith’s magic has bound her beloved Jace together with her evil brother Sebastian, and that Jace has become a servant of evil. The Clave is out to destroy Sebastian, but there is no way to harm one boy without destroying the other. As Alec, Magnus, Simon, and Isabelle wheedle and bargain with Seelies, demons, and the merciless Iron Sisters to try to save Jace, Clary plays a dangerous game of her own. The price of losing is not just her own life, but Jace’s soul. She’s willing to do anything for Jace, but can she still trust him? Or is he truly lost?

Love. Blood. Betrayal. Revenge. Darkness threatens to claim the Shadowhunters in the harrowing fifth book of the Mortal Instruments series.

Opinião:
Visto que vai começar em breve uma nova série da autora achei que estaria mais que na hora de acabar esta série. Ao mesmo tempo o último livro foi o escolhido para um dos desafios deste mês, logo junta-se o útil ao agradável.

Achei este livro melhor que o anterior, apesar de ainda existir muita coisa que me irrita solenemente. Principalmente a necessidade que a autora tem de fazer toda a história girar em torno do romance entre a Clary e o Jace. Eu sei que eles são os personagens principais, mas gostava de os ver fazer alguma coisa em condições. A história deixa de ser acerca de um grupo de pessoas tentar salvar o mundo e passa a ser acerca de uma pessoa a tentar salvar o amor da sua vida. Se como bónus conseguirem parar o mau ainda bem. Para mim não é suposto isto ser assim, mas exactamente ao contrário. Chega a uma altura em que se torna extremamente irritante o facto de a Clary não conseguir fazer mais nada a não ser suspirar pelo Jace e pensar nele e fazer tudo em prol dele.

Não posso também deixar de comentar que houve determinados acontecimentos que foram introduzidos só para encher chouriços. Havia alturas em que a direcção que os personagens seguiam não fazia sentido nenhum. Ainda por cima após chegarem a essa conclusão percebia-se que aquilo não teve impacto nenhum para a história nem servia para os personagens chegarem a nenhuma conclusão.

Não fossem as personagens secundárias e estaria tudo arruinado. A que mais destaco é sem dúvida Maia. Achei-a bastante bem construída. Foi uma pessoa que cresceu depressa, mas que é bastante capaz, sabe onde estão as suas lealdades e a maneira correcta de agir de modo a tirar o maior partido de situações complicadas. O romance entre o Simon e a Izy desenvolve-se, mas não de uma maneira tão enjoativa como o da Clary e do Jace. É mais natural. Ao mesmo tempo ficamos a conhecer um pouco mais da Izy e o Simon ultrapassa as expectativas. Ele é obrigado a tornar-se um herói e fá-lo sem receios e sem voltar atrás.

É impossível não falar do Sebastian que é um personagem completamente doentio, mas pelo qual ao mesmo tempo é impossível não sentirmos alguma pena. Devido àquilo que é a verdade é que Sebastian procura conexão, aceitação e aquilo que acredita ser amor.

Por um lado gostei do livro, porque queria sempre saber o que ía acontecer a seguir e como é que eles se íam livrar de todas as trapalhadas. Por outro a vontade de saltar parágrafos foi grande sempre que a Clary se punha a discorrer sobre quanto amava o Jace e tudo o que faria para o salvar e blá blá blá. Ela tem a possibilidade de descobrir o que realmente o Sebastian quer, mas está-se sempre a esquecer disso e a tentar salvar o Jace. Gostava que ela tivesse um pouco mais de força de carácter. É agora esperar para ver se a coisa melhora no próximo livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário