quarta-feira, 30 de março de 2016

Opinião - Cross My Heart and Hope to Spy e Don't Judge a Girl by Her Cover

Ficha Técnica:
Autor: Ally Carter
Série: Gallagher Girls, #2 e #3
Páginas: 260 e 272
Editor: Disney Hyperion
ASIN: B002CQ28MS e B004H4XB6U

Sinopse:
Cross My Heart and Hope to Spy
After the excitement of the fall, all Cammie Morgan wants is peaceful semester at school. But that's easier said than done when you're a CIA legacy and go to the premier school in the world...for spies. Despite Cammie's best intentions, trouble crops up quickly. Cammie, Bex, and Liz learn that the Gallagher Academy is hosting guests from another spy school a school that is known to the world as the Ethan Frome Academy a secret spy school for boys. After her fiasco with Josh last fall, Cammie isn't sure she's ready for daily encounters with boy spies – especially after she meets Zach an incorrigible cutie who everyone thinks is just perfect. Cammie is right to be worried about their new guests. Soon after the boys' arrival, she's blamed for a series of security breaches that leave the school's top-secret status at risk. And the perfectly crushable Zach is her prime suspect. The Gallagher Girls will need to use all their skills to investigate the Frome Boys. Even though they're confident about their guy-spying (as if they haven't done it before!), the playing field is level this time, and the stakes for Cammie's heart—and her beloved school— are higher than ever.


Don't Judge a Girl by Her Cover
Here's the thing about covert operations: the really bad things always happen when you least expect them. The enemies don't give you a heads-up. And they never let you stop to put on comfortable shoes.

A spy-in-training, Cammie Morgan has a cover for every occasion. But what happens when she is forced to lose her cover to save her best friend, Macey? Cammie and her friends are determined to hunt down the group that threatens to tear their secret sisterhood apart. This time it's personal.

Opinião:
Visto que estive de férias decidi aproveitar para ler algumas séries que estivessem a meio e que fossem fáceis de terminar. Ao fim e ao cabo tenho séries por terminar que nunca mais acabam. Muitas delas desnecessariamente. Assim sendo decidi começar com esta série juvenil. Além de ser de fácil leitura, os livros são relativamente pequenos e a história e personagens são na realidade interessantes e bastante reais o que acaba por cativar o leitor, mesmo um leitor que já não é propriamente juvenil. Além disso adoro o que a autora fez com os títulos.

Depois da desgraça que foi o primeiro ano para Cammie e as suas amigas na escola de espias, estas estão de volta para mais um ano e muitas peripécias. Desta vez a Academia Gallagher recebe alunos de outra escola de espiões, alunos esses todos rapazes. Como devem calcular foi a loucura para a maior parte das raparigas que normalmente não tem a oportunidade de lidar com rapazes no dia-a-dia. Contudo para Cammie e as suas amigas algo parece deslocado relativamente a estes alunos, até porque alguém anda a tentar roubar informação importante da escola. As desconfianças recaem principalmente sobre Zach, um dos alunos que além de ser extremamente giro é também bastante misterioso e bom naquilo que faz.

No Don't Judge a Girl by Her Cover, Cammie está de férias com Macey quando alguém a tenta raptar. Cammie acaba por conseguir salvar Macey, colocando-se em risco e colocando em risco também a sua identidade. Este é um livro em que ficamos a conhecer um pouco melhor Macey e a sua personalidade. Tudo aquilo porque passa acaba por mostrar que a maior parte das facetas que mostra ao mundo são simplesmente máscaras e que essas máscaras são excelentes. Contudo é a verdadeira Macey que acaba por conquistar o leitor pela sua fragilidade e ao mesmo tempo pela sua força. Claro que no final nem tudo o que parece é, o que quer dizer que a seita que tentou raptar Macey se calhar não andava verdadeiramente atrás de Macey. Adivinha-se aqui um arco de história que irá abranger os próximos livros e que espero venha a ser cativante. De fazer referência ao Preston, um dork verdadeiramente amoroso e que espero venha a aparecer nos próximos livros.

No geral é fantástico ver como espias em treino, capazes de decifrar os códigos mais complexos, se tornam de certa forma taralhocas quando confrontadas com a simples tarefa de falar com um rapaz. Mas não é relativamente aos rapazes que isto acontece. A verdade é que a autora mantém um excelente equilíbrio entre o ser espia e ser uma rapariga de 16 anos que ainda está a descobrir o seu caminho no mundo. Que ainda tenta perceber de onde veio e como é que os acontecimentos do seu passado a condicionaram. E isto não se coloca só para Cammie. Bex, Liz e Macey também se colocam essas questões e tentam lidar com elas da melhor maneira que conseguem. É ver a sua humanidade e os seus problemas de miúdas de 16 anos tão reais e bem retratados que dá dimensão à narrativa. Claro que os mistérios apresentados também são interessantes e prendem o leitor à narrativa. Pergunto-me se cada livro continuará a ter o seu pequeno mistério agora que supostamente existe um mistério "maior" para desvendar.

Sem comentários:

Enviar um comentário