sexta-feira, 18 de março de 2016

Opinião - Destined

Ficha Técnica:
Autor: Aprilynne Pike
Série: Wings, #4
Páginas: 371
Editor: HarperTeen
ASIN: B00655KG4O

Sinopse:
Destined delivers all the romance and action that fans expect as it brings Aprilynne Pike’s Wings series to a deeply satisfying conclusion.

Laurel used to think she was an ordinary girl from Crescent City, California. She never would have believed she was truly a faerie from a realm called Avalon.

Now Laurel must risk her life to save Avalon from destruction by Yuki—a rare and powerful Winter faerie—and troll-hunter Klea. But Laurel won’t have to fight alone; David and Tamani, two boys she loves in different ways, will be by her side, along with her best friend, Chelsea.

Readers of the Need and Graceling series will want to follow Laurel’s story from its beginning in Wings to its heart-stopping end in Destined.

Opinião:
E porque raras são as séries que não merecem ser acabadas decidi pegar neste pequenino de modo a poder arrumar mais uma série que já estaria pendurada à bastante tempo. Isto acontece porque essencialmente a editora decidiu que não iria publicar o último livro da colecção e como a série estava a ser lida em português acabou por ficar esquecida.

Confesso que ao início me custou um pouco entrar na história. Já li o livro anterior à algum tempo e os livros apesar de entreterem não são nada de especial e por isso a história não se encontrava muito clara na minha memória. Um pouco de pesquisa acabou por ajudar e a partir daí correu tudo melhor.

O livro continua essencialmente onde acaba o anterior e daí continua para as revelações e para a "guerra" final. Como não poderia deixar de ser houve alguns momentos mais tensos, outros em que a autora nos tenta assustar e pregar umas rasteiras, mas no geral nada de muito significante porque o livro também não é desse tipo.

Quanto aos personagens, mostram-se bastante fiéis àquilo que me recordo dos livros anteriores, com o Tamani a querer constantemente proteger a Laurel e ela a mostrar que é capaz de tomar conta de si sozinha. Gostei da atitude que ela teve no final. É preciso um tipo muito especial de coragem para se ser capaz de fazer o que ela fez, além de ser preciso confiarmos em nós próprios sem qualquer dúvida.

O David aqui tem um papel fundamental porque se não fosse ele a destruição seria massiva. Acaba por ser a humanidade de David que lhes dá a vantagem que precisam. Quanto à Chelsea, ela é simplesmente corajosa e alguém que se preocupa realmente com os outros. A maneira como ela apoia a Laurel e também o David sem pedir nada em troca acaba por nos deixar com um sorriso. E não poderia deixar de falar de Yuki, que no final tem uma mudança de atitude bastante repentina com uma fundamentação muito fraquinha. Sinceramente também não estava à espera de muito tendo em conta o tipo de história, por isso não me afectou por aí além.

A carta que aparece no final do livro é bastante comovente e deixou-me um peso no peito. Contudo acredito que tudo tenha acabado por correr pelo melhor.

Achei o livro um final adequado para esta tetralogia. Além de ter achado a tetralogia bastante bem conseguida tendo em conta o grupo alvo a que é dirigida. Mesmo o pessoal com mais experiência poderá passar bons momentos se for com uma mente aberta para a leitura e caso esteja à procura de uma leitura simples.

Sem comentários:

Enviar um comentário