sexta-feira, 1 de abril de 2016

Opinião - Only the Good Spy Young, Out of Sight, Out of Time e United We Spy

Ficha Técnica:
Autor: Ally Carter
Série: Gallagher Girls, #4, #5 e #6
Páginas: 273, 304 e 304
Editor: Disney Hyperion
ASIN: B003CV7SLI, B007FNGGDA e B00CB5CTN8

Sinopse:
Only the Good Spy Young
When Cammie Morgan enrolled at the Gallagher Academy, she knew she was preparing for the dangerous life of a spy. What she didn’t know was that the serious, real-life danger would start during her junior year of high school. But that’s exactly what happened two months ago when she faced off against an ancient terrorist organization dead set on kidnapping her.

Now the danger follows her everywhere and even Cammie “The Chameleon” can’t hide. When a terrifying encounter in London reveals that one of her most-trusted allies is actually a rogue double-agent Cammie no longer knows if she can trust her classmates, her teachers—or even her own heart.

In this fourth installment of the New York Times best-selling series, the Gallagher Girls must hack, spy, steal, and lie their way to the truth as they go searching for answers, recognizing that the key to Cammie’s future may lie deep in the past....


Out of Sight, Out of Time
The last thing Cammie Morgan remembers is leaving the Gallagher Academy to protect her friends and family from the Circle of Cavan--an ancient terrorist organization that has been hunting her for over a year. But when Cammie wakes up in an alpine convent and discovers months have passed, she must face the fact that her memory is now a black hole. The only traces left of Cammie’s summer vacation are the bruises on her body and the dirt under her nails, and all she wants is to go home.

Once she returns to school, however, Cammie realizes that even the Gallagher Academy now holds more questions than answers. Cammie, her friends, and mysterious spy-guy Zach must face their most difficult challenge yet as they travel to the other side of the world, hoping to piece together the clues that Cammie left behind. It’s a race against time. The Circle is hot on their trail and willing stop at nothing to prevent Cammie from remembering what she did last summer.

United We Spy
Cammie Morgan has lost her father and her memory, but in the heart-pounding conclusion to the best-selling Gallagher Girls series, she finds her greatest mission yet. Cammie and her friends finally know why the terrorist organization called the Circle of Cavan has been hunting her. Now the spy girls and Zach must track down the Circle’s elite members to stop them before they implement a master plan that will change Cammie—and her country—forever.

Opinião:
Decidi escrever a opinião aos últimos três livros em conjunto porque os li de seguida, sem qualquer tipo de intervalo e como não tirei notas existem certos acontecimentos que já não me recordo exactamente em que livro aconteceram. Eu sei, shame on me, mas é o que acontece quando fico completamente absorvida numa história e a verdade é que fiquei completamente absorvida com a história destes livros.

Depois da revelação do terceiro livro da série as coisas deixaram de ser as mesmas para a Cammie. Quando anteriormente ninguém a via, agora toda a gente anda em cima dela. É ela o centro das atenções. Por um lado existe uma organização que a quer apanhar, por outro existem as pessoas que a estão a tentar proteger e que não a deixam respirar. É fácil perceber as reacções da Cammie aos diferentes acontecimentos e como é que estes acontecimentos acabam por levar a que tome determinadas decisões.

Durante estes livros Cammie acaba por questionar a relação que tem com Zach devido a tudo aquilo que ele lhe esconde, afinal de contas ele não deixa de ser um espião. E a verdade é que determinadas revelações são difíceis de digerir. Mas não é só a sua relação com Zach que sofre. Cammie acaba por quase arruinar a sua amizade de longa data com Bex quando decide fugir para a proteger. Acaba ainda por começar a duvidar das suas capacidades e de toda a gente que a rodeia levando a que se feche um pouco em si própria. Tudo isto acaba por pesar bastante nos ombros de Cammie, o que a leva a questionar tudo aquilo que é e que acredita e a redescobrir-se.

Ao mesmo tempo enquanto Cammie tenta perceber o que é que o Círculo quer dela, vai sendo contada a história do seu pai. Isto ajuda a que de certa forma esta faça as pazes com o passado e seja capaz de seguir em frente. Dos três livros acho que o mais brutal e assustador acaba por ser o do meio. Neste Cammie perde as suas memórias e tem que seguir o caminho já por si trilhado de modo a perceber o que é que aconteceu e a reunir novamente as pistas e as descobertas que fez acerca do Círculo. Mas isto não é o mais importante, o mais assustador é ver que Cammie não sabe aquilo em que se tornou, não saber como é que certas coisas parecem tão naturais. É não saber o que é que pode ter feito ou o que lhe pode ter acontecido. Acho que psicologicamente deve ser horrível viver na incerteza.

Quanto aos personagens secundários, todos eles foram fantásticos tal como nos livros anteriores. Liz, Macey, Bex, Zach e Preston mostraram-se à altura das situações e souberam lidar com os acontecimentos conforme foram aparecendo. Ao mesmo tempo a autora não se esqueceu de os desenvolver e dar-lhes profundidade. O que mais gostei de ver foi a capacidade que Preston tem para aceitar Cammie e Macey sem questões e sem tentar obter toda a informação que elas têm. Ao fim e ao cabo Preston está ali e apoia-as incondicionalmente e isso é extremamente importante. Adorei ainda ver como a Academia Galagher se revolta quando tentam prender a Cammie e o Zach. Foi hilariante ver os professores e os alunos a darem cabo de todos aqueles agentes.

Não posso deixar de referir o final. Apesar de triste pelos acontecimentos, a verdade é que o leitor termina com uma sensação de nostalgia e aconchego. Principalmente durante o discurso de Liz, em que esta reitera aquilo que nos apercebemos ao longo da história. Não é o facto de existir ou não um edifício que faz com que exista uma Academia, são as pessoas que lá estiveram, que lá estão e que hão-de estar que fazem a Academia. É a união e o apoio entre todos os membros da Academia que impede que esta deixe de existir. E isto é algo que não se aplica apenas a esta história, é uma realidade que podemos ver no nosso dia-a-dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário