sábado, 16 de abril de 2016

Peek-a Book (Rita) - Orgulho e Preconceito




Ficha Técnica:
Autor: Jane Austen
Título Original: Pride and Prejudice
Páginas: 359
Editor: Civilização Editora
ISBN: 9789722635899
Tradutor: José da Natividade Gaspar

Sinopse:
Uma clássica história de amor e mal-entendidos que se desenrola em finais do século XVIII e retrata de forma acutilante o mundo da pequena burguesia inglesa desse tempo. Um mundo espartilhado por preconceitos de classe, interesses mesquinhos e vaidades sociais, mas que, no romance, acabam por ceder lugar a valores mais nobres: o amor.

As cinco irmãs Bennet, Elizabeth, Jane, Lydia, Mary e Kitty, foram criadas por uma mãe cujo único objetivo na vida é encontrar maridos que assegurem o futuro das filhas. Mas Elizabeth, inteligente e sagaz, está decidida a ter uma vida diferente da que lhe foi destinada. Quando Mr. Bingley, um jovem solteiro rico, se muda para uma mansão vizinha, as Bennet entram em alvoroço…

Opinião:
Antes de começar a tecer a minha opinião, fica o meu agradecimento à Joana pela escolha tão acertada que fez, ao seleccionar este livro para eu ler. Até parece que adivinhou que me andava a apetecer pegar num clássico!

Passando ao livro em si, devo dizer me apaixonei: pelas personagens, pela história, pela escrita da autora. Os diálogos são deliciosos, de tão inteligentes e quando tocados pela ironia tornam-se qualquer coisa de extraordinário.
Adorei assistir a esta, tão bem tecida, crítica à sociedade da época, onde o valor de cada um se mede pela quantidade de libras ganhas anualmente, pelas propriedades possuídas e posição na sociedade. Uma época em que os mais abastados, dentro dos já abastados, se encontravam habituados a ser bajulados e a ser vistos como superiores e jamais a serem contrariados. Uma época onde o mais importante era fazer bons casamentos e discutir que filha de quem tinha melhor partido. Uma época repleta de vaidades, ostentação e máscaras, já que a sinceridade no meio desta elite era algo pouco observado, no meio de tantas falsas delicadezas e amabilidades.

E é então, no meio de tudo isto, que temos uma personagem como Elizabeth. Uma jovem mulher que não se deixa enganar pelas aparências, educada, inteligente e espirituosa. Capaz de elaborar as suas próprias ideias e opiniões sobre o que a rodeia, não se deixando levar por outrem, mesmo que, por vezes, alguns mal entendidos a façam tecer conclusões pouco certas. No entanto, são precisamente todos esses mal entendidos que dão corpo a esta belíssima narrativa e nos transportam para tão cativante história de amor.
Mr. Darcy é sem dúvida um personagem apaixonante, que sofre uma grande transformação com o decorrer dos capítulos e cujas acções, especialmente mais para o final do livro, me roubaram tantos sorrisos. É um personagem que nos mostra como o amor tem o poder de nos mudar e tornar pessoas melhores; que deita por terra orgulhos e que não liga a preconceitos.

Orgulho e Preconceito foi uma leitura maravilhosa e que me deu imenso prazer. É uma história intemporal, que marca e que guardarei em mim com especial carinho. Orgulho e Preconceito foi a primeira obra de Jane Austen que li e um bom prenúncio para todas as outras que quero vir a ler.



2 comentários: