quarta-feira, 25 de maio de 2016

Opinião - The Problem With Forever

Ficha Técnica:
Autor: Jennifer L. Armentrout
Páginas: 480
Editor: Harlequin Teen
ASIN: B016UFWBF0

Sinopse:
From #1 New York Times bestselling author Jennifer L. Armentrout comes a riveting new story about friendship, survival and finding your voice

For some people, silence is a weapon. For Mallory "Mouse" Dodge, it's a shield. Growing up, she learned that the best way to survive was to say nothing. And even though it's been four years since her nightmare ended, she's beginning to worry that the fear that holds her back will last a lifetime.

Now, after years of homeschooling with loving adoptive parents, Mallory must face a new milestone—spending her senior year at public high school. But of all the terrifying and exhilarating scenarios she's imagined, there's one she never dreamed of—that she'd run into Rider Stark, the friend and protector she hasn't seen since childhood, on her very first day.

It doesn't take long for Mallory to realize that the connection she shared with Rider never really faded. Yet the deeper their bond grows, the more it becomes apparent that she's not the only one grappling with lingering scars from the past. And as she watches Rider's life spiral out of control, Mallory must make a choice between staying silent and speaking out—for the people she loves, the life she wants and the truths that need to be heard.

Opinião:
Eu tentei, eu juro que tentei com todas as minhas forças gostar deste livro porque além de já conhecer a autora e de no geral gostar das suas histórias deste género as opiniões que li pareciam-me boas e apetecia-me ler um livro possivelmente triste mas fofinho.

Infelizmente não foi isso que aconteceu. Não me consegui ligar aos personagens, não me consegui sentir agarrada pela história, a relação dos personagens principais não me convenceu e toda a parte dos abusos foi contada em termos um pouco vagos de modo a que não consegui sentir a dor real dos personagens.

Tanto a Mouse como o Rider estiveram numa casa de acolhimento até aos 13 anos onde eram bastante mal tratados. Devido a todos os abusos que sofreram neste momento têm várias mazelas psicológicas. O meu problema começa logo por aqui. Tudo aquilo que nos é contado acerca das suas infâncias é algo vago, não tem pormenor, consistência. Não é que seja masoquista, mas gosto de entrar profundamente nas situações e compreender completamente os personagens, os seus medos e os seus gatilhos. E nem com o Rider, nem com a Mouse consegui perceber. Ou seja, a autora contou-me uma história e as consequências dessa história, mas eu só conseguia aceitar essas consequências se pensasse de uma forma racional e analisasse as mesmas. Ou seja, a minha primeira reacção quando algo me era apresentado não era de aceitação e empatia, mas sim de dúvida. Isso também pode acontecer porque sou uma pessoa que fala pelos cotovelos e diz tudo aquilo que pensa, consequências be damned. Mas creio que não terá sido apenas isso.

Quanto ao Rider, fiquei sem saber se fui eu que passei o livro a dormir ou se a autora não fez um bom trabalho de modo a que eu percebesse o que se passava, porque só no final quando a autora me esfregou na cara qual era o problema do Rider é que eu percebi que ele realmente existia. E até faz sentido o trauma que o Rider desenvolveu, mas não haja dúvida que estava bem escondido.

Quanto aos personagens secundários, gostei dos pais adoptivos da Mouse, mas ao mesmo tempo achei-os um pouco exagerados e constrangedores ao desenvolvimento e crescimento da Mouse. Adorei o Hector e o irmão, Jayden, bem como a melhor amiga da Mouse. São pessoas bastante diferentes desta, mas que a aceitam e que a fazem sentir-se à vontade levando a que esta vá crescendo aos poucos e saindo da sua concha. Não posso deixar de referir o que aconteceu ao Jayden, juro que tive uma sensação de déjà vu enorme quando li aquelas últimas cenas. Foi uma cópia autentica de uma cena de um filme que eu vi à uns quantos anos atrás e conforme ia lendo só pensava: "Não acredito que isto me está a acontecer".

Para finalizar não posso deixar de explicar o porquê que a relação da Mouse e do Rider não me convenceu. Em quatro anos ambos mudaram, e compreendo que continue a existir um companheirismo depois daquilo tudo porque passaram e que continuem a sentir-se confortáveis na companhia um do outro, mais do que com outras pessoas. Contudo na minha cabeça faria sentido eles levarem algum tempo para se voltarem a descobrir, a conhecer, afinal de contas passaram 4 anos. O que foi feito de cada um? Não é com meia dúzia de diálogos que ficamos a conhecer o que mudou na outra pessoa, até porque eles passam a vida a dizer que o outro mudou, está diferente, mas a verdade é que nunca justificam o que é que mudou e eu sinceramente também não vejo nada de propriamente diferente entre o antes que nos é apresentado e o agora. Toda aquela situação de de repente se verem e passado meia dúzia de páginas estarem in love um com o outro faz-me alguma confusão. Nunca fui adepta desse caminho e desta vez não foi diferente. Queria mais momentos marcantes e tocantes entre eles porque os que houve, se é que me consigo lembrar de algum, foram poucos.

Enfim, dá para perceber que este livro foi uma completa desilusão para mim e que estava à espera de muito mais. Pelo menos de ter gostado do livro, o que não aconteceu visto que ficou no grupo dos "ok". Visto que está para sair o próximo livro da autora da série Wait For You espero sinceramente que a autora consiga recuperar a "fé" que eu tenho nela.

Sem comentários:

Enviar um comentário