terça-feira, 23 de agosto de 2016

Opinião - Ampulheta

Ficha Técnica:
Autor: Claudia Gray
Título Original: Hourglass
Série: Evernight, #3
Páginas: ?
Editor: Planeta
ISBN: 9789896572754
Tradutor: Carlos Pereira

Sinopse:
Depois de fugirem da Academia Evernight, a escola de vampiros onde se conheceram, Bianca e Lucas refugiam-se com os Cruz Negra, um grupo de elite de caçadores de vampiros.

Bianca obriga-se a esconder a sua herança sobrenatural ou correr risco de vida.

Mas quando os Cruz Negra capturam o seu amigo Balthasar, todos os segredos começam a ser revelados.

Em breve, Bianca e Lucas orquestram a sua fuga com Balthazar, mas são perseguidos não só pelos Cruz Negra como pelos perigosos e poderosos chefes de Evernight. No entanto, por muito longe que consigam ir, Bianca não pode escapar do seu destino.

Bianca sempre acreditou que o seu amor por Lucas poderia sobreviver a qualquer coisa, mas poderá de facto resistir ao que está para vir?

Opinião:
Já lá vão uns anitos desde que li o livro anterior a este. Contudo o desafio deste mês foi a oportunidade perfeita para pegar nele visto que assim não fosse tão cedo não ia ser lido. A verdade é que quando me apercebi que a editora não ia editar o último livro fiquei pior que estragada e simplesmente perdi o interesse em terminar a série. Neste momento visto que finalmente peguei no terceiro livro já me sinto mais entusiasmada para acabar a série o que deverá estar para breve.

Este livro começa, basicamente, onde terminou o anterior. Bianca e Lucas encontram-se a residir com a Cruz Negra depois de estar ter deixado Evernight em chamas. As coisas aos poucos começam a tornar-se mais complicadas para o casal visto Bianca começar a ter alguns problemas, nomeadamente a dificuldade em alimentar-se e afins leva a que ambos acabem por ser descobertos e tenham que fugir.

Bianca sempre teve uma vida relativamente protegida. Ao mesmo tempo é alguém extremamente pacato, algo inocente e que tenta sempre ajudar toda a gente. Isso não quer dizer que ao mesmo tempo não possa ter uma vontade de ferro. Foi interessante ver como ela cumpre praticamente todos os objectivos a que se propõe. Mas gratificante ainda foi ver como apesar de ela saber o que lhe iria acontecer ir para a frente com a decisão que tomou. Claro que depois as coisas não são bem como ela estava à espera, e acaba por fazer alguns disparates e tomar decisões precipitadas, mas a sua força de vontade é simplesmente algo a ter em conta. Além disso poderia tornar-se numa daquelas personagens algo taralhocas e sem personalidade, o que não acontece.

Quanto a Lucas, se por um lado este já tinha aceitado completamente aquilo que Bianca é, a verdade é que vemos um crescimento nele, em que as os actos de bondade para com os vampiros começam a ser mais naturais e a sua maneira de pensar acaba por ser mais limpa. Sem que haja sempre aquela situação de ter que se lembrar que nem todos os vampiros são maus.

A apontar dos personagens secundários tenho a Dana, que é simplesmente fantástica, e a Raquel, que é uma parvinha que engole tudo aquilo que lhe dizem, mas principalmente a sua personalidade falsa decepcionou-me profundamente.

Houve alguns desenvolvimentos relativamente à situação dos fantasmas. Começa-se a perceber qual a importância que Bianca tem para estas e o porquê de elas andarem sempre de volta dela. Contudo acredito que ainda haja muito mais para descobrir, até porque algumas atitudes de determinados personagens estavam envoltas em mistério. Sendo que estas acções incluíam Bianca será normal que possam também estar relacionadas com o porquê de a Bianca ser tão importante para os fantasmas.

Chegando ao último capítulo fica tudo novamente de pernas para o ar. Achei que a autora precipitou um pouco os acontecimentos. Deveria ter dado mais tempo para a Bianca se ambientar ao que lhe aconteceu, aprender um pouco mais o que é e não tomar decisões racionais e um bocado disparatadas. Contudo ficou a curiosidade para saber como é que o Lucas e a Bianca irão conseguir dar a volta à situação em que se encontram. De notar que apesar de a história ter muito romance e um pouco do famoso "Não consigo viver sem ti" a autora não chega ao ponto do enjoo, o que considero ser uma mais valia.

Sem comentários:

Enviar um comentário