domingo, 7 de agosto de 2016

Opinião - As Serpentes de Água e Mil Tormentas

Ficha Técnica:
Autor: Tony Sandoval
Título Original: Le Serpent d'eau e 1000 tempêtes
Páginas: 138 e 144
Editor: Kingpin Books
ISBN: 9789898673053 e 9789898673138
Tradutor: Mário Freitas

Sinopse:
As Serpentes de Água:
«Anda comigo! Agora somos animais! Eu sou uma raposa e tu és uma serpente de água com uma máscara de coelho!»

 
Num encontro fortuito à beira do rio, Mila conhece Agnès, uma misteriosa rapariga com uma personalidade fascinante e uns dentes verdadeiramente belos e incomuns. Intrigada e obcecada com a sua nova amiga, e instigada pela imaginação aparentemente delirante do irmão desta, Mila despoleta inadvertidamente uma sucessão de acontecimentos que irá revelar a verdadeira natureza de Agnès e o seu envolvimento com uma estranha criatura em cativeiro, vítima de uma guerra milenar entre os espíritos do Céu e da Terra.

Depois de Doom Boy, noemado em 2012 para os prémios do Festival Internacional de BD de Angoulême, Tony Sandoval regressa com mais uma história invulgar e deslumbrante, numa mescla perfeita entre o bizarro e o onírico, dentro do registo autoral ímpar que o autor mexicano tem vindo a desenvolver, ao longo da última década, no mercado europeu.


Mil Tormentas:
«Sou uma alma que vagueia desde o início dos tempos. O meu povo confundiu-te comigo. Agora, volta para casa, para cumprires o teu destino. Saúdo-te, Lisa! Anjo e demónio...»


Solitária e introvertida, Lisa é uma adolescente com um fascínio bizarro por pequenos seixos e objectos incomuns. Impelida pela sua curiosidade incontrolável a atravessar uma velha árvore de contornos ímpares, depara-se-lhe um mundo diferente onde a sua obsessão coleccionista levará ao ressurgimento de um mal ancestral sedento de liberdade.

Opinião:
Descobri estas BD na feira do livro deste ano  fiquei completamente apaixonada pelo desenho do autor. Assim sendo decidi trazê-las comigo mesmo não fazendo a mínima ideia se valeriam a pena ou não.

Ambas as BD são compostas por histórias do fórum fantástico e ambas são ligeiramente creepys. Em As Serpentes de Água ficamos a conhecer Mila, uma rapariga com poderes, digamos, sobrenaturais, que tem um fascínio assustador pelos belos dentes de Agnès. A parte mais assustadora do livro é realmente a história dos dentes da Agnès, pode não parecer, mas é deveras estranha e na minha opinião até um pouco macabra. Contudo isso não deixa de cativar o leitor, cativa exactamente pela sua estranheza.

Já em Mil Tormentas conhecemos Lisa, uma rapariga com um fascínio peculiar por seixos e objectos incomuns, nomeadamente pequenos esqueletos... Visto Lisa ter uma imaginação fértil não resiste a atravessar uma árvore com um formato estranho. Aí não resiste a coleccionar os dentes de um esqueleto que vê, o que vai levar a que um mal antigo seja despertado e venha a aterrorizar a terra onde Lisa vive. Uma vez mais o livro tem algumas situações algo arrepiantes, principalmente porque o autor conjuga bastante bem os diálogos às imagens. Estas são deveras precisas e transmitem na totalidade os sentimentos que deveriam transmitir.

Apesar de ter gostado bastante no geral, houve um se não nas histórias. Achei que podiam ter sido um pouco mais desenvolvidas e os acontecimentos melhor explicados. Basicamente se não tivesse lido as sinopses haveria determinados elementos que não compreenderia. Principalmente no Mil Tormentas achei que não era devidamente esclarecido o aparecimento de determinados personagens, qual a sua função na história. E isso irritou-me solenemente porque me fez sentir que algo me estava a escapar. Fiquei sem perceber se o defeito era meu ou do autor. Mas pronto. Acho que no geral consegui apanhar o sentido da história, ou dito de outra forma, o que é que aconteceu inicialmente e à bastante tempo, para ter levado a que os acontecimentos de hoje em dia se dessem. Ou seja, o contexto das histórias.

E pronto, fiquei curiosa para conhecer mais trabalhos do autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário