sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Opiniao - How It Feels to Fly

Ficha Técnica:
Autor: Kathryn Holmes
Páginas: 368
Editor: HarperTeen
ASIN: B015MOCRKE

Sinopse:
The movement is all that matters.

For as long as Samantha can remember, she’s wanted to be a professional ballerina. She’s lived for perfect pirouettes, sky-high extensions, and soaring leaps across the stage. Then her body betrayed her.

The change was gradual. Stealthy.

Failed diets. Disapproving looks. Whispers behind her back. The result: crippling anxiety about her appearance, which threatens to crush her dancing dreams entirely. On her dance teacher’s recommendation, Sam is sent to a summer treatment camp for teen artists and athletes who are struggling with mental and emotional obstacles. If she can make progress, she’ll be allowed to attend a crucial ballet intensive. But when asked to open up about her deepest insecurities, secret behaviors, and paralyzing fears to complete strangers, Sam can’t cope.

What I really need is a whole new body.

Sam forms an unlikely bond with Andrew, a former college football player who’s one of her camp counselors. As they grow closer, Andrew helps Sam see herself as he does—beautiful. But just as she starts to believe that there’s more between them than friendship, disappointing news from home sends her into a tailspin. With her future uncertain and her body against her, will Sam give in to the anxiety that imprisons her?

Opinião:
Este livro é basicamente um livro de superação e autodescoberta. É um livro onde os seus personagens são obrigados a enfrentar os seus medos e arranjar maneira de os superar. Este livro tinha tudo para ser um livro que iria adorar. Contudo tal não se concretizou.

Eu até gostei da Samantha, uma rapariga que desde pequena sempre sonhou em ser bailarina profissional e que viu o seu sonho a ir por "água a baixo" quando o seu corpo começa a mudar. Esta mudança implica aumento de peso, e visto que no mundo do ballet espera-se que as bailarinas sejam esqueléticas, Sam começa a sentir que os olhos de todo o mundo estão postos nela e que todos os coxixos que ouve são acerca do seu aumento de peso. Tudo isto faz com que entre numa espiral descendente que culmina com ataques de pânico.

No geral achei que a autora fez descrições bastante reais das preocupações e medos dos personagens que acompanham Sam durante a sua recuperação. Todos eles têm problemas bem reais e que podem afetar qualquer um de nós. Contudo, apesar de achar que a autora fez um bom trabalho de pesquisa e que retrata de forma bastante fiel as emoções despertadas por cada tipo de situação a verdade é que não as senti como sendo naturais. Os acontecimentos não despertaram propriamente em mim sentimentos de compaixão, não fui capaz de me sentir ligada em específico a nenhum dos personagens e isso arruinou parte do encanto do livro.

Para finalizar também não gostei do que a autora fez com o interesse amoroso da Sam, ou então a culpa é da sinopse. Mas lendo-a a sensação com que uma pessoa fica é que vai existir ali algo de real e não é isso que acontece. Tudo não passa da imaginação da Sam, e o pior é que nem o leitor a autora consegue convencer. Ainda podia ter ficado com algumas dúvidas se o rapazinho gostava mesmo da Sam ou não, tendo em conta que a história é contada do ponto de vista da Sam, mas a verdade é que durante todo o livro nunca fui capaz de perceber como é que a Sam poderia achar que o rapaz gostava dela.

Enfim, uma desilusão na maior parte dos sentidos. Sinto-me um pouco triste porque tinha grandes esperanças para este livro depois de tantas opiniões positivas.

Sem comentários:

Enviar um comentário