sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Opinião - Night Broken e Fire Touched

Ficha Técnica:
Autor: Patricia Briggs
Série: Mercy Thompson, #8 e #9
Páginas: 353 e 342
Editor: Ace
ASIN e ISBN: B00DMCV7WS e 0425256766

Sinopse:
Night Broken
An unexpected phone call heralds a new challenge for Mercy. Her mate Adam’s ex-wife is in trouble, on the run from her new boyfriend. Adam isn’t the kind of man to turn away a person in need—and Mercy knows it. But with Christy holed up in Adam’s house, Mercy can’t shake the feeling that something about the situation isn’t right.

Soon, her suspicions are confirmed when she learns that Christy has the farthest thing from good intentions. She wants Adam back and she’s willing to do whatever it takes to make it happen, including turning Adam’s pack against Mercy.

Mercy isn’t about to step down without a fight, but there’s a more dangerous threat circling. Christy’s ex is more than a bad man—in fact, he may not be human at all. As the bodies start piling up, Mercy must put her personal troubles aside to face a creature with the power to tear her whole world apart.


Fire Touched
Tensions between the fae and humans are coming to a head. And when coyote shapeshifter Mercy and her Alpha werewolf mate, Adam, are called upon to stop a rampaging troll, they find themselves with something that could be used to make the fae back down and forestall out-and-out war: a human child stolen long ago by the fae.

Defying the most powerful werewolf in the country, the humans, and the fae, Mercy, Adam, and their pack choose to protect the boy no matter what the cost. But who will protect them from a boy who is fire touched?

Opinião:
Decidi ler o primeiro para o desafio do mês, e depois de terminar não consegui resistir e tive que pegar no livro seguinte. Só não li mais nenhum porque ainda não saiu mais nenhum. Damn it. Já devia ter saído, isto não se faz a ninguém! Assim sendo decidi fazer uma opinião dois em um.

No primeiro livro, Night Broken, a ex-mulher de Adam põe-se num sarilho bastante grande, e claro que vem a correr ter com o nosso Alpha e aproveita para tentar minar a relação que ele e a Mercy construíram. Foi hilariante estar dentro da cabeça da Mercy enquanto esta se tentar controlar para não matar alguém, ou fazer algo que se venha a arrepender, ou a dar desculpas ao pack para se virarem ainda mais contra ela. Sim, porque apesar de já lá ir algum tempo desde que a Mercy passou a fazer parte do bando, a verdade é que ainda existem muita gente que está contra ela e quanto ao facto de ela ter sido a escolhida para ser a mulher do Alpha.

Convenhamos que este livro é um pouco assustador. Os personagens vão lidar com algo um pouco diferente do habitual, nomeadamente um Deus. Convenhamos que por muito assustadores que sejam os Lobisomens, os Fae e os Vampiros, um Deus é algo completamente à parte. E este Deus é bastante assustador. E também bastante forte. E é um Deus que sabe muito bem o que quer e que não vai olhar a meios para atingir os seus objectivos. E este acabou por ser um livro cheio de surpresas. Surpresas essas que consistem praticamente na adição de novos personagens àqueles que já conhecemos. Nomeadamente descobrimos que a Mercy tem família pelo lado do pay (yeaaaah) e que por sinal ele até tem uma personalidade divertida de se ler. É ainda apresentado um novo lobisomem que irá fazer parte da "matilha", mas que não teve muita proeminência neste livro nem no seguinte, por isso espero vir a perceber o porquê desta adição inesperada à história. Por fim e o que me levou a pegar no livro seguinte foi a inclusão das tibicenas na história e o final que é dado a uma delas. Como é que esta tibicena iria afectar o pack e como é que os outros lobisomens iriam reagir foi principalmente o que me fez pegar no livro seguinte.

Ao início, e olhando para a capa do Fire Touched, pensei que o livro fosse mais virado para a tibicena e para algo que pudesse advir da sua inclusão no pack. Contudo a realidade é que não teve nada a ver. Nos livros anteriores houve uma separação entre os Fae e os humanos. E se bem que existem Fae que achem que os humanos devam ser aniquilados, a realidade é que também existem outros que querem uma trégua e a possibilidade de coexistência entre humanos e Fae. E mais uma vez a Mercy é metida ao barulho porque tudo cai em cima dela. Desta vezo Zee e o Tad aparecem com uma criança, criança essa humana, mas com poderes de fogo. Poderes esses que lhe foram concedidos por Underhill e que agora os Fae querem não só controlar como ainda roubar para seu próprio proveito.

No meio disto tudo o que fica é a vontade da Mercy em proteger os outros e em como na maior parte das vezes ela toma riscos desnecessários desde que isso seja em benefício de outrem. Ela declara-se inimiga dos Fae para proteger esta criança, e esta sua atitude traz uma série de consequências para o mundo que ela conhece, mas ao mesmo tempo ela não é capaz de voltar com a sua palavra atrás. 

Gostei de ver como a Mercy lida com o Aidan, o rapaz do fogo, como tenta explicar-lhe como as coisas funcionam actualmente, quais as regras da cordialidade e de como aos poucos ele vai aprendendo e se vai sentindo mais integrado ao mesmo tempo que vai relaxando e aprendendo a viver com mais calma. Admiro a coragem que o Aiden teve para confiar na Mercy e no Adam, e como foi capaz de se abrir para a Jesse e criar uma espécie de amizade com ela. Ao mesmo tempo Aiden acaba por demonstrar uma força de vontade incrível e uma necessidade de ajudar para além daquilo que seria de esperar. Este acaba por se sacrificar de modo a que possa existir uma trégua entre os Fae e os humanos. Ainda bem que esse sacrifício acabou por não trazer consequências nefastas. Tudo isto porque houve um personagem que no final se sacrificou. Personagem esse que irá ficar para sempre no meu coração. Apesar das suas aparições não serem propriamente relevantes e muitas vezes ser considerado de pouca importância, a história sem ele nunca mais será a mesma.

Para finalizar gostava só de dizer que percebo que de certa forma todos estes jogos de poder e todas estas situações estão a acontecer porque existiu uma alteração no balanço natural que existia. Os lobisomens mostraram-se aos humanos, houve uma "guerra" entre os Fae e os humanos e ainda é tudo muito recente. Mas gostava que a autora desse 5min de descanso à Mercy. Acho que ela já merece um pouco de acalmia. Podemos ter na mesma aventuras, mas se calhar sem serem propriamente de vida ou de morte. Ou então a autora dizer-nos que passaram dois ou três anos desde a última aventura. Às vezes é uma questão de meses e isso faz-me sentir que é demasiado.

De qualquer modo estou curiosa para o próximo livro, que supostamente será o penúltimo, a capa é lindíssima e associada com o título e a sinopse deixa-me com um frio na barriga e temo sinceramente pelo que poderá daí advir.

Sem comentários:

Enviar um comentário