segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Peek-a Book (Rita) - A Canção de Kali




Ficha Técnica:
Autor: Dan Simmons
Título Original: Song of Kali
Páginas: 235
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896371166
Tradutor: João Barreiros

Sinopse:
Robert Luczak, jornalista e editor, é enviado a Calcutá para recuperar um manuscrito de uma raridade incalculável. O seu autor é um obscuro poeta indiano que morreu há quase dez anos. O manuscrito, no entanto, é mais recente, e estranhos rumores dizem que o autor ressuscitou para escrever essa obra.

Aconselhado por um amigo a não aceitar a missão, Robert ignora o aviso e até leva a mulher e a filha recém-nascida. Uma decisão que o irá atormentar para o resto da vida.

Calcutá é um lugar selvagem, agressivo, imundo e infinitamente estranho. Logo que chega Robert é arrastado para as entranhas da cidade e descobre que não é o único a perseguir o valioso manuscrito. O Culto de Kali - uma temível seita que conspira para invocar a Deusa da Morte e libertá-la sobre a Terra - está disposto a tudo para o encontrar: sangue, morte e até sacrifícios humanos.

Opinião:
Shame, shame, shame! Eu sei, que vergonha, estou mais que mega atrasada com esta opinião, já para não falar de outras leituras *snif*...
Já tinha A Canção de Kali há anos e anos cá em casa por ler e posso dizer que foi com satisfação e curiosidade que vi a Joana escolher-me este livro para ler aqui para o nosso Peek-a Book.

Este livro proporciona ao leitor uma leitura no mínimo especial e, no meu caso, fez-me sair um pouco da minha zona de conforto, já que não estou habituada a thrillers e leituras estilo horror.
A narrativa é sempre sombria, com descrições cruas e tenebrosas sublimemente executadas, daquela pútrida cidade de Calcutá, que ainda hoje me traz alguns arrepios. Onde tudo é cinzento e mórbido, onde cada sombra esconde algo de sinistro, onde cada passo percorrido implica uma espreitadela por cima do ombro.

É nesta cidade maldita que reside, na minha opinião, o maior encanto desta obra. Nela e na associação da seita da Deusa Kali. Os personagens estão bem delineados, são realistas, mas são postos um pouco na sombra por aquele colosso malfadado que é a Calcutá de Dan Simmons. 

Para mim, A Canção de Kali, é um livro difícil de descrever, porque é uma obra que gostei e ao mesmo tempo não gostei de ler. Gostei porque está extremamente bem escrita, é diferente e tem muita qualidade. Não gostei, porque é daquelas histórias que nos fazem virar a cara lentamente de tão sinistras. Não é uma história bonita e agradável, daí que essa outra face da moeda do "não gostei", merece umas aspas, pois não é de facto em absoluto real. 

Confuso, não é? Eu sei, continuo com muitos sentimentos estranhos e distintos sobre este livro. Mas uma coisa é certa meus caros, vale a pena. Se puderem, dêem uma oportunidade a este livro. Saiam da vossa zona de conforto e entrem nas trevas desta sinistra Calcutá. Eu por cá, posso dizer que fiquei com vontade de conhecer mais obras de Dan Simmons. Não sei para quando será, mas pelo menos fica o interesse. Boas leituras!


Sem comentários:

Enviar um comentário