domingo, 1 de janeiro de 2017

Retrospectiva de 2016

2016 foi um ano razoável. Não considero que tenha sido propriamente um ano bom a nível de leituras porque tenho a consciência que houve longos períodos de tempo em que não conseguia ler porque não tinha vontade, sendo que posteriormente lia vários livros seguidos. Preferia que as leituras tivessem sido mais constantes em vez de terem existido tantos altos e baixos.

Ao mesmo tempo este foi um dos anos em que menos li. Tenho a ideia que isso aconteceu essencialmente porque não li tantos contos como em anos anteriores, mas mesmo assim gostava de ter conseguido ler um pouco mais. Em contrapartida este ano consegui ler mais ou menos a mesma quantidade de livros no kindle e em formato físico. O que quer dizer que de certa forma dei um grande avanço à minha TBR. Indo verificar ao desafio correspondente só aparecem 25 livros lidos, porque só costumo incluir livros comprados em anos anteriores ao actual. Neste caso não inclui as BD's que comprei este ano e que já li e não contei com uma colecção de livros que tinha cá por casa. Contudo tudo somado faz metade das leituras, o que me deixa bastante satisfeita e com vontade de para o ano continuar a apostar mais nos livros antigos que tenho cá por casa e que há muito aguardam ser lidos.

Quanto aos desafios em si, consegui cumprir com todos (yeaaah), o que significa que devo mantê-los para o próximo ano. Eventualmente vou deixar de fazer o dos retellings, mas manterei os outros porque vejo que realmente têm resultado. Este ano vou continuar a focar-me em ler livros que já tenha comprado, o que significa em formato físico, e que sejam anteriores a 2017. Isto vai levar a que essencialmente vá terminar algumas séries que tinha penduradas visto o ano passado ter-me focado em comprar os livros que me faltavam para terminar algumas séries.

Quanto à qualidade das leituras, acho que no geral se mantém equivalente aos anos anteriores. A sensação que tinha é que não apanhei livros tão bons, mas no geral também li menos, daí que assim o pareça. Descobri alguns autores interessantes e que já andava para ler à imenso tempo. Consegui também comprar um livro que andava a tentar encontrar à séculos e por isso sinto-me bastante realizada!

Durante os próximos dias devo começar a postar os desafios deste ano e tenciono começar a ler dentro em breve os livros correspondentes ao mês de Janeiro.

Vamos ver o que trás 2017, espero que mais e melhores leituras que 2016...

Sem comentários:

Enviar um comentário