terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Opinião - Soberba Ilusão

Ficha Técnica:
Autor: Andreia Ferreira
Série: Trilogia Soberba, #3
Páginas: 240
Editor: Alfarroba
ISBN: 9789898745507

Sinopse:
O fim está próximo, mas Carla não sabe. Concentra-se no próximo passo: expulsar o demónio Rita da sua vida de uma vez por todas. Porém, o anjo tem um plano, os demónios querem-na morta, amigos aliam-se com inimigos, e até aqueles em quem ela mais confia escondem segredos. Ela é o alvo.
Na excitante conclusão da trilogia, iniciada com Soberba Escuridão, Carla enfrenta o seu destino - as hordas do Céu e do Inferno parecem determinadas a utilizá-la quer ela queira quer não.

Opinião:
Foi em 2011 que comecei a ler esta série, por tanto já estava mais que na altura de a terminar. Se bem me recordo gostei bastante dos dois anteriores livros, o mesmo não aconteceu com este último. Porquê? Vários factores.

Um deles é o facto de que já se passou algum tempo e por isso foi algo complicado lembrar-me dos acontecimentos anteriores. E ao contrário do que acontece com muitas séries que sigo, aqui não deu para ir para a internet fazer uma pesquisa e tentar recordar-me dos acontecimentos. Outro é o facto de que como leitora sou cada vez mais exigente naquilo que leio. Espero uma evolução constante no autor, ou se espero que o livro atinja uma determinado patamar e isso não acontece fico decepcionada, o que me estraga a leitura. Neste caso lembro-me que quando terminei o segundo livro estava curiosa para o que iria acontecer a seguir. Recordo-me que estava admirada com as decisões da autora, principalmente pela sua ousadia em incluir cenas de sexo na narrativa, que por sinal até estavam bem escritas sem roçar o ridículo. Contudo esperava uma evolução na escrita e no enredo da história o que não aconteceu.

Lendo a minha opinião anterior deparo-me com o facto de já na altura ter achado algumas partes confusas. Neste livro essa sensação é constante, principalmente nas partes mais importantes onde nos é explicado o cerne da questão. Achei que determinadas coisas eram explicadas como se à partida devêssemos perceber quem são as filhas de Caim e afins. Achei que foi tudo atirado para ali de uma forma um bocado impensada e sendo este o terceiro livro isso já não deveria acontecer.

Ao mesmo tempo a história da Ana e do Ricardo começou a tirar-me do sério. Afinal ela é a Cleo dele, mas ele quer é ficar com a Carla. Detesto este tipo de indecisões e ambiguidades. Neste tipo de situações ou é preto ou é branco. Tanta indecisão não faz bem nem jus a nenhum dos personagens.

Quanto ao fim, não me incomodou propriamente. Consigo perceber a opção da autora, mas acho que poderia ter sido melhor desenvolvido, com mais sentimento da parte da Carla e dos restantes personagens. O Cael acabou por se mostrar uma pessoa bastante egoísta que na realidade não sabe o que é amar e temo um pouco pelo que será do futuro. Se ele realmente vai compreender o que é amar e evoluir como "pessoa".

E pronto, basicamente é isto. Esperava mais, mais evolução da parte da autora, as arestas limadas, um final um pouco mais complexo. Tal não aconteceu e achei que o livro não trazia nada propriamente novo para a história ou para os personagens a não ser o facto de que finalmente sabemos o que se está a passar. Mas mesmo assim este conhecimento não aparece alterar significativamente a maneira de estar e ser dos personagens, logo acaba por deixar um sabor a pouco na boca do leitor.

Sem comentários:

Enviar um comentário