domingo, 14 de maio de 2017

Opinião - Parque Jurássico

Ficha Técnica:
Autor: Michael Crichton
Título Original: Jurassic Park
Série: Jurassic Park, #1
Páginas: 430
Editor: Difiusão Cultural
ISBN: 972709094X
Tradutor: Fernanda Branco

Sinopse:
John Hammond, presidente da multinacional InGen, está prestes a ver concretizado o sonho da sua vida: inaugurar um sofisticado (e lucrativo) parque turístico onde foi reconstruído o ambiente natural de Terra de há milhões de anos e cujos animais são... dinossauros!
Confinados numa pequena ilha da Costa Rica, os espécimes produzidos pela mais revolucionária tecnologia da engenharia genética parecem estar sob absoluto controlo dos supercomputadores e dos cérebros geniais que os criaram.
No entanto, um pormenor foi esquecido. Desaparecidos da face do planeta, quando o homem ainda não o habitava, os dinossauros podem apresentar reacções inesperadas aos seres humanos.
Parque Jurássico não se limita a ser uma obra brilhante de aventura e ficção científica. Propõe, igualmente, uma reflexão cuidadosa sobre o uso que se pode fazer da ciência.

Opinião:
Este livro veio-me parar às mãos por puro acaso, nunca tinha pensado nele ou sequer em lê-lo, contudo quando o vir pensei "Porque não"? Fiquei curiosa em saber se a máxima de que o livro é sempre melhor que o filme também se aplicava neste caso. Contudo apesar de esta ser uma leitura agradável, a verdade é que gostei mais do filme que do livro.

Existem algumas diferenças evidentes entre ambos. Antes de mais achei que o livro tinha um teor muito mais filosófico que o filme. Existem vários personagens, principalmente o Ian, que passam grande parte do livro a questionar-se ou a dizer peremptoriamente que toda a ideia do parque é errada e que só pode dar em desgraça. Existe também alguma acção, mas nenhuma dela é propriamente aflitiva e assustadora. Enquanto que no filme há sempre aquela sensação de "o que é que vai acontecer agora", no livro essa sensação não é tão forte, o que me fez perder um pouco o interesse e tornar a leitura um pouco mais demorada.

Existem outras alterações, como a troca de idades de alguns personagens, e determinados acontecimentos aparecem no livro e não no filme e vice-versa. Se por um lado gostei da parte introdutória do livro, em que vemos determinadas desgraças a acontecer sem se ter a certeza do que é que se passa, a verdade é que também achei a introdução algo aborrecida devido à sua extensão.

No geral é um livro interessante, que vai buscar as ideias que se viviam na altura em que a história foi escrita e as transforma em algo mais. A ideia de um parque jurássico é e há-de ser sempre fascinante, a possibilidade de trazer-mos de volta seres com os quais sonhamos há-de ser sempre um ideal do Homem. Achei que poderia ser melhor trabalhado se houvesse um pouco mais de suspense na narrativa, contudo parece-me que essa vontade vem do facto de ter aprendido a ver esta história mais como uma história de acção do que uma história de reflexão e parece-me que o autor talvez estivesse mais apostado na segunda hipótese que a primeira.

Sou sincera, não sei se irei ler o segundo livro ou não. Por um lado tenho curiosidade para saber como as coisas acabam, por outro já li algumas opiniões que me deixaram de pé atrás. Eventualmente vai depender do tempo que tiver.

Sem comentários:

Enviar um comentário