sábado, 30 de dezembro de 2017

Opinião - Mission in the Dark

Ficha Técnica:
Autor: Bruno Martins Soares
Série: The Dark Sea War Chronicles, #2
Páginas: 121
Editor: ?
ASIN: B078BL8W3K

Sinopse:
In a distant solar system, a war breaks between the Webbur Union, its ally the Kingdom of Torrance, and their rival, the Axx Republic. Byllard Iddo is a young man who accidentally killed his father in a martial arts training session. He left to join the Space Navy.
As the Dark Sea War intensifies, Iddo takes command of the modified sloop-of-war Arrabat in a dangerous covert mission to cripple the operations of the illusive Silent Boats. Surviving or not, Byl and his elite crew are determined to change the face of the war.
This is the second volume of the action-packed series The Dark Sea War Chronicles, by award-winning Portuguese author Bruno Martins Soares.

Opinião:
Antes de mais tenho que dar os meus parabéns ao autor. Este livro está, sem dúvida, bem melhor que o anterior. Está muito mais equilibrado, completo e interessante. Um dos problemas que tive com o livro anterior, o facto de parecer que os personagens não tinham sentimentos, emoções, não se coloca neste livro. O que me parece ter elevado bastante a narrativa.

Pegando neste aspecto, gostei muito mais do Byl deste livro do que do anterior. Este tem garra, tem alma. O do primeiro livro parecia uma pessoa completamente apática e sem qualquer espinha. De qualquer modo acho que poderia ter sido introduzida alguma passagem onde ele reflectisse e explicasse a sua mudança de atitude. Nem que seja porque diz que já não tem nada a perder e porque depois do que aconteceu já não quer saber do que pensam dele. Eu percebo o porquê de ele ter mudado, principalmente depois do livro anterior, mas é repentino, sem explicação. No final do livro anterior ele ainda estava bastante em baixo e agora de repente parece uma pessoa completamente diferente. Acho que ele merecia ter tido um espaço no livro onde reflectia sobre a sua condição.

A estrutura do texto é algo que na minha opinião também podia ter sido um pouco trabalhado. No primeiro livro temos interlúdios e aqui não. O que faz com que sinta que não estou a ler dois livros que se complementem. Se é que isso faz algum sentido. Não posso também deixar de referir que achei que algumas passagens do texto podiam ter sido melhor trabalhadas porque estão um pouco confusas ou porque não transmitem ao leitor os sentimentos que eram supostos.

Contudo não me posso queixar. Apesar destes pequenos pormenores a realidade é que o livro está cheio de aventuras desde o início até ao fim. Os personagens tornaram-se mais cativantes e o leitor sente-se integrado na narrativa. Já li o livro por duas vezes e posso dizer que das duas vezes me senti emocionada em algumas passagens mesmo já sabendo o que aí vinha.

Fica agora a faltar o terceiro livro que se for tão bom como este será um final mais que apropriado.

1 comentário: