segunda-feira, 30 de abril de 2018

Opinião - Out of Oz

Ficha Técnica:
Autor: Gregory Maguire
Série: The Wicked Years, #4
Páginas: 568
Editor: William Morrow Paperbacks
ISBN: 0060859733

Sinopse:
Oz is knotted with social unrest: The Emerald City is mounting an invasion of Munchkinland, Glinda is under house arrest, the Cowardly Lion is on the run from the law, and Dorothy is back. Amid chaos and war, Elphaba’s green granddaughter born at the end of "Son of a Witch", comes of age. Rain will take up her broom, and bring the series to a close.

Opinião:
E ao fim de uma série de anos lá acabei por ler o último livro desta tetralogia. Confesso que se não fosse o facto de o livro se enquadrar num dos desafios que tenho provavelmente continuaria enfiado numa caixa lá por casa a aguardar a sua vez. A leitura dos três primeiros livros foi feita com edições portuguesas e a experiência foi péssima. Sono era a palavra de ordem cada vez que pegava num dos livros. Mas como sou teimosa achei que os devia terminar.

Não sei se era a tradução que era má, não sei se o autor evoluiu bastante neste último livro, ou se por ventura fui eu que cresci enquanto leitora de há anos para cá. A verdade é que gostei bastante deste livro. Mais do que alguma vez poderia imaginar! E se por um lado isso me deixa bastante contente, por outro deixa-me com vontade de bater em mim própria por ter demorado tanto tempo a pegar nele.

Há muitos factos dos quais não me lembro, muitos pormenores que eventualmente me passaram ao lado. Sinto também que eventualmente deveria ler a série original em que se baseiam estes livros. Mas mesmo assim fui capaz de apreciar a narrativa.

Gostei bastante da escrita do autor, do que ele ainda tinha para contar. Gostei das relações entre os personagens e da maneira como interagem uns com os outros. Gostei especialmente da Rain com o seu feitio tão peculiar e com a sua maneira de ver as coisas tão diferente dos outros.

O final traz-nos algumas surpresas e deixa algumas questões em aberto. A maior parte dos personagens acaba por ter um final aberto, onde muita coisa ainda pode acontecer, deixando o leitor com um sabor agridoce na boca. Contudo não deixa de ser um final satisfatório. Ver a Rain a crescer e a desenvolver-se, a tornar-se uma espécie de herdeira da Elphaba, foi gratificante.

Foi um prazer conviver com os personagens, apesar de já só me lembrar dos mais icónicos. Existem alguns que são simplesmente hilariantes por causa de toda a sua má disposição!

Fica o desejo de um dia ter tempo para reler a série em inglês para tentar perceber se dessa forma sou capaz de a apreciar melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário