quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Opinião - Ignite Me

Ficha Técnica:
Autor: Tahereh Mafi
Páginas: 421 (Kindle Edition)
Editor: HarperCollins
ASIN: B00DB2YN0C

Sinopse:
The heart-stopping conclusion to the New York Times bestselling Shatter Me series, which Ransom Riggs, bestselling author of Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children, called “a thrilling, high-stakes saga of self-discovery and forbidden love.”

With Omega Point destroyed, Juliette doesn’t know if the rebels, her friends, or even Adam are alive. But that won’t keep her from trying to take down The Reestablishment once and for all. Now she must rely on Warner, the handsome commander of Sector 45. The one person she never thought she could trust. The same person who saved her life. He promises to help Juliette master her powers and save their dying world . . . but that’s not all he wants with her.

The Shatter Me series is perfect for fans who crave action-packed young adult novels with tantalizing romance like Divergent by Veronica Roth, The Hunger Games by Suzanne Collins, and Legend by Marie Lu. Tahereh Mafi has created a captivating and original story that combines the best of dystopian and paranormal, and was praised by Publishers Weekly as “a gripping read from an author who’s not afraid to take risks.” Now this final book brings the series to a shocking and satisfying end.

Opinião:
Ignite Me pega na história onde o antecessor a deixou. Aqui é-nos mostrado o que aconteceu depois do bombardeamento e quais as emoções e reacções que ele despoletou na Juliette.

 Posso dizer desde que já que o bombardeamento teve um grande impacto na atitude da Juliette e na forma como ela encara o mundo. O facto de pensar que perdeu toda a gente e que agora se encontra sozinha leva a que sinta uma necessidade enorme de vingança, o que por gim a leva a aceitar quem é e o que é. Gostei de a ver a tornar-se numa pessoa decidida, que sabe o que quer e a fazer por obter os resultados que almeja. Foi gratificante ver que finalmente ela toma as rédeas da sua própria vida sem deixar que os sentimentos dos outros se interponham constantemente.

Gostei também de ver como a sua relação com o Warner se desenvolve. Aos poucos ela vai aprendendo a confiar nele e começa a entregar-se a ele. Não foi uma coisa tão platónica. Percebe-se que ao aceitar-se a si mesma a Juliette tornou-se capaz de aceitar também o Warner por aquilo que é. Pelo contrário o Warner apesar de ter evoluído não sinto que tenha chegado a um ponto de aceitação para com aquilo que se tornou. Além de que não é ainda capaz de aceitar o bom que há nele, tentando a todo o momento denegrir a visão que os outros têm dele.

Como não podia deixar de ser temos ainda o Adam que vai mudando para pior a cada paço do caminho. Neste livro ele passa completamente das marcas... Acho que a autora exagerou um pouco ao mostrar o quanto ele muda e já não é compatível com a Juliette. No entanto não posso deixar de dizer que o histerismo dele foi das partes mais engraçadas do livro. O jovem parecia uma varina a ter um tipo qualquer de ataque. Como já ouvi dizer por aí, parecia uma autêntica novela mexicana.

Outros personagens não deixam de ter o seu destaque. Principalmente o Kenji e o James. É impossível não adorar o Kenji com o seu amor e todo o apoio que dá à Juliette. É hilariante ver como ele e o Warner têm o mesmo sentido de humor o que acaba por causar algumas situações estranhas. O James continua a ser um rapazinho muito inteligente e muito sabedor para a idade dele. Extremamente inteligente e capaz de desanuviar qualquer ambiente pesado com as suas perguntas e as suas opiniões.

Quanto ao final. Percebo o porquê de a autora o ter escrito como escreveu, no entanto não me importava de ter direito a um conto onde conseguíssemos ficar a saber como as coisas correram para todos depois daquele final. Acho que ainda havia um longo caminho a percorrer para algumas personagens. 

Foi um bom final para a trilogia, no entanto confesso que não foi o meu livro preferido dos três. Não me arrependo do tempo que perdia com ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário