quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Opinião - Orgulho e Preconceito

Ficha Técnica:
Autor: Jane Austen
Título Original: Pride and Prejudice
Páginas: 359
Editor: Civilização Editora
ISBN: 9789722635899
Tradutor: José da Natividade Gaspar

Sinopse:
Uma clássica história de amor e mal-entendidos que se desenrola em finais do século XVIII e retrata de forma acutilante o mundo da pequena burguesia inglesa desse tempo. Um mundo espartilhado por preconceitos de classe, interesses mesquinhos e vaidades sociais, mas que, no romance, acabam por ceder lugar a valores mais nobres: o amor.

As cinco irmãs Bennet, Elizabeth, Jane, Lydia, Mary e Kitty, foram criadas por uma mãe cujo único objetivo na vida é encontrar maridos que assegurem o futuro das filhas. Mas Elizabeth, inteligente e sagaz, está decidida a ter uma vida diferente da que lhe foi destinada. Quando Mr. Bingley, um jovem solteiro rico, se muda para uma mansão vizinha, as Bennet entram em alvoroço…

Opinião:
Uau! Que mais posso dizer a não ser simplesmente uau? Depois de algumas relações atribuladas com os clássicos não sabia muito bem o que esperar deste livro ainda para mais depois de não ter achado muita piada às adaptações que vi... mas UAU! Adorei cada segundo que passei a ler a história das irmãs Bennet e do preconceituoso Mr. Darcy.

É difícil para mim falar deste livr, mas vou tentar ser minimamente coerente. É difícil de não gostar de um único aspecto deste livro. Tanto a história que conta, como o ambiente, como as personagens, tudo deixar o leitor completamente agarrado do início ao fim da narrativa. Sem sombra de dúvidas que o que mais vida dá à narrativa é a Lizzy. Uma rapariga, inteligente, sem papas na língua e que sabe o que quer. É alguém que diz o que pensa, mas sempre com charme e de uma maneira acutilante que deixa o destino das suas tiradas irónicas completamente sem palavras. Cada vez que me deparava com uma fala dela já sabia que ia adorar o que aí vinha. Ela tem uma maneira única de falar, a sua ironia é algo fenomenal e foi impossível não me apaixonar por ela. No entanto ninguém fica para trás nesta narrativa. Apesar de haver personagens relegadas para um segundo plano, a autora não deixa de lhes imbuir personalidade, levando-nos a amar cada uma das personagens tanto pelas suas virtudes como pelos seus defeitos.

A Jane é uma das irmãs pela qual também me apaixonei. Dotada de uma sensibilidade extraordinária é alguém completamente altruísta, com a capacidade de se manter calma nas situações mais complicadas. Alguém que só vê o bem nas pessoas. Poderia ser uma personagem fraca, no entanto não o é. Sendo o pilar da Lizzy em muitas situações. Não posso deixar de referir os pais das Bennet, o Sr Bennet é alguém digno de registo, muito pacato e metido no seu canto, é sempre uma delícia vê-lo a desafiar a Sra. Bennet e a colocá-la completamente histérica. Nunca vi ninguém como esta mulher! Completamente paranóica e obcecada com casar as filhas é alguém digno de dó, mas que ao mesmo tempo não deixa de nos arrancar sorrisos pelas suas reacções hiper em relação a quase tudo.

Já os personagens masculinos apresentados não são muitos, mas são igualmente cativantes, desde o chato do primo com a mania das peneiras, até ao Mr Darcy que não sabe fazer mais nada a não ser preconceituoso. Ainda bem que a autora soube como o transformar de uma pessoa completamente estóica em alguém capaz de se transformar por amor. É notório o modo como ele começa a mudar consoante vai passando mais tempo com a Lizzy e como as suas opiniões têm valor. Ele desenvolve-se de uma pessoa arrogante para alguém capaz de apreciar as pessoas pelo que são em vez de por aquilo que têm.

Esta é uma história de amor e aceitação, de desentendimentos e contratempos. É uma história intemporal que irá por certo tocar qualquer leitor que se digne a lê-la. A autora não poderia ter arranjado um melhor título para descrever a história que nos conta, mas acima de tudo, a autora fez um excelente trabalho a mostrar-nos que orgulho e preconceito não significam nada, quando realmente se ama.

2 comentários:

  1. Olá :)

    Concordo com tudo o que disseste! Também li este livro este ano e também tinha um grande receio por ser um clássico. No entanto, tornou-se um dos meus livros preferidos. :)
    Se quiseres podes ler a minha opinião aqui: http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/2014/07/opiniao-orgulho-e-preconceito-jane_30.html

    Boas viagens,
    Rosana

    ResponderEliminar