sábado, 4 de outubro de 2014

Opinião - Drácula

Ficha Técnica:
Autor: Bram Stoker
Título Original: Drácula
Páginas: 416
Editor: Asa
ISBN: 9789892326313
Tradutor: Filipa Aguiar

Sinopse:
Uma verdadeira obra-prima, Drácula transcendeu gerações, linguagem e cultura para tornar-se um dos romances mais populares alguma vez escritos. É por excelência uma história de suspense e horror, que ostenta um dos personagens mais terríveis que já nasceram na literatura: o conde Drácula, um espectro trágico e noturno que se alimenta do sangue dos vivos, e cujas paixões diabólicas depredam os inocentes, os desamparados, e os belos. Mas Drácula também se destaca como uma saga alegórica de um ser eternamente amaldiçoado cujas atrocidades noturnas refletem o lado sombrio da era extremamente moralista em que foi originalmente escrito - e os desejos corruptos que continuam a atormentar a condição humana moderna.

Opinião: 
E aqui estou eu para falar de mais um clássico. Drácula é sem sombra de dúvida um livro fascinante, desde as suas personagens, à história e ao modo como foi escrito.

Quando o comecei a ler estava à espera de um livro um pocuo mais aterrador, provavelmente devido ao pouco que me lembro do filme que vi (que tinha um ambiente muito mais dark). No entanto o livro não é nada assim. É um livro cheio de esperança, em que os personagens acreditam no bem e lutam por ele sem temerem as consequências que podem trazer para si. O livro, para mim, funciona quase como um hino à esperança, ao amor, à amizade e à confiança.

Os seus personagens são dignos de nota, é impossível ficar indiferente à bondade e inteligência de Mina, ou ao sentido prático de Quincey. É ainda impossível não deixarmos de admirar o Dr. Van Helsing pela sua sabedoria, a sua maneira de encarar os problemas e a sua eloquência ao demonstrar os seus pontos de vista. Adorei ficar a conhecer este Sr. e de onde é que ele veio. Afinal já tinha ouvido falar dele e questionava-me acerca da sua concepção. O modo como todos os personagens interagem e se ajudam é algo de nota. Gostei particularmente que o autor tenha tido a capacidade de nos apresentar uma personagem feminina tão bondosa, mas ao mesmo tempo tão forte, sagaz e inteligente, tendo em conta a altura em que o livro foi escrito. É notório que as restantes personagens se sentem impelidos a agir por causa de Mina. Ela é, de certa forma, a cola que une todo o grupo.

Quanto ao modo como o livro foi escrito, o autora apresenta-nos a história a partir de cartas, telegramas e entradas em diários. A todo o momento somos bombardeados pelos sentimentos de cada personagem e o que lhe vai no pensamento. O autor fez um excelente trabalho e penso que nenhuma outra forma de contar a história se adequaria tão perfeitamente.

Um excelente livro que todo o leitor deverá ler e guardar na estante para futuras releituras.

Sem comentários:

Enviar um comentário