domingo, 21 de dezembro de 2014

Opinião - Dead and Alive

Ficha Técnica:
Autor: Dean Koontz
Páginas: 400
Editor: HarperCollins Publishers Ltd
ISBN: 9780007203116

Sinopse:
A devastating hurricane approaches New Orleans and Victor Helios, once known was Frankenstein, has unleashed his benighted creatures onto the streets. As New Orleans descends into chaos, his engineered killers spin out of control, and the only hope rests with Victor's first and failed attempt to build the perfect human, whose damned path has led him to the ultimate confrontation with his pitiless creator. But first, Deucalion must destroy a monstrosity not even Victor's malignant mind could have imagined - an indestructible entity that steps out of humankind's collective nightmare with one purpose: to replace us.

Opinião:
Neste terceiro livro continuamos a seguir a tentativa de Deucalion e dos seus associados em destruir Victor. Para isso será necessário entrar no covil do demónio. Esta é uma história repleta de acção desde o início até ao fim. Não existe um único momento em que algo não se esteja a passar. Ao longo da narrativa novos terrores vão sendo apresentados. Novos males que tiveram origem nas criações de Victor, através de mutações e de uma procura pela liberdade.

É sempre um prazer seguir as acções de Deucalion e as suas interacções com os diferentes personagens que vão aparecendo. Deucalion é um ser cheio de sabedoria e com uma maneira muito própria de lidar com as situações. É também impossível ficar indiferente aos detectives___ e ___. Os dois fazem uma equipa interessante e a maneira como lidam um com o outro, as suas personalidades deixam sempre o leitor com um sorriso na cara.

Gostei também do desenvolvimento que o autor deu à Erica V e ao pequeno ser que saiu de Harker no livro anterior. Acabam por ter uma relação quase de mãe e filho. O que é interessante porque supostamente as criações de Victor não são capazes de desenvolver este tipo de sentimentos. No final eles são dos poucos sobreviventes e sentimo-nos bem por eles não terem tido o mesmo final que as restantes criações do Victor.

Este livro representa o fechar de um ciclo. Poderia quase ser o último da série se não fosse pelo twist final que o autor nos apresenta. Pergunto-me como é que o autor vai pegar na ponta solta que deixou e construir uma nova história a partir daí.

Outra coisa extremamente cativante no livro é os diálogos. São carregados de emoções e significados ocultos. Muitas vezes ao longo do livro vemos personagens a debaterem-se com o que é estar vivo e realmente viver. Daí o título Dead and Alive. Mas apenas lendo a história conseguimos perceber e abarcar todo o significado por trás do título.

Sem dúvida um livro fascinante. Estou bastante curiosa para saber o que vai acontecer a seguir. E como é que os personagens vão lidar com isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário