quinta-feira, 25 de junho de 2015

Opinião - My True Love Gave To Me

Ficha Técnica:
Autor: Holly Black. Ally Carter, Matt de la Penña, Gayle Forman, Jenny Han, David Levithan, Kelly Link, Myra McEntire, Stephanie Perkins, Rainbow Rowell, Laini Taylor, Kiersten White
Páginas: 320
Editor: St. Martin's Griffin
ASIN: B00J6U7KV2

Sinopse:
If you love holiday stories, holiday movies, made-for-TV-holiday specials, holiday episodes of your favorite sitcoms and, especially, if you love holiday anthologies, you’re going to fall in love with MY TRUE LOVE GAVE TO ME: TWELVE HOLIDAY STORIES by twelve bestselling young adult writers, edited by international bestselling author Stephanie Perkins. Whether you celebrate Christmas or Hanukkah, Winter Solstice or Kwanzaa, there’s something here for everyone. So curl up by the fireplace and get cozy. You have twelve reasons to stay indoors and fall in love.

Opinião:
Sei que não estamos no Natal, nem sequer lá perto, mas enquanto andava a ver o que mais tinha a Laini Taylor escrito encontrei este livrinho cheio de histórias escritas por alguns autores que conheço e dos quais gosto. Vou então dar a minha opinião se não sobre todos, pelo menos sobre quase todos.

Midnights - Rainbow Rowell

Este foi um conto bastante fofo. Não o meu favorito, mas gostei bastante dele. O facto de os personagens serem melhores amigos e todos os anos um deles se revelar incapaz de mostrar os seus verdadeiros sentimentos... Além de que ambos os personagens têm personalidades encantadoras que em apenas duas ou três páginas deixam o leitor cativado.


The Lady and the Fox - Kelly Link
Infelizmente este foi um conto do qual não gostei por aí além. A premissa do é bastante antiga e não senti que a autora tenha sido capaz de lhe dar um cunho pessoal. Apesar de a escrita da autora ser cativante a história em si não o é. 

Angels in the Snow - Matt de La Peña
Este foi um conto que uma vez mais me encheu as medidas. Adorei a maneira como ambos os personagens se foram aproximando ao longo dos dias através da partilha de pequenas histórias acerca das suas vidas. E como isso acontece a duas pessoas que provavelmente não se interessariam uma pela outra noutro tipo de circunstâncias. Gostei ainda da personalidade de Shy, ele é alguém que não quer nem a caridade nem a pena das outras pessoas e que por isso se faz de forte. Foi fácil para mim criar empatia com este personagem.

Polaris is Where You'll Found Me - Jenny Han
Pensei que fosse gostar mais deste conto do que aquilo que gostei. Estava à espera de uma história mais fofa. Os personagens não me cativaram por aí além e a história também foi algo sem graça. Acho que teria resultado muito melhor se fosse mais longa, possivelmente uma novela ou um livro, de modo a que os sentimentos dos personagens fossem melhor desenvolvidos e de modo a que a autora nos apresentasse um final que se possa chamar de final.

It's a Yuletide Miracle, Charlie Brown - Stephanie Perkins
Este foi mais um dos contos que adorei. É impossível ficar indiferente à química que se gera  entre os dois personagens. Se bem que essa química possa existir quase desde o início a realidade é que a mesma se aprofunda e modifica após partilharem partes da história que os levou ao momento presente. Gostei ainda do ambiente em que a história foi escrita, um ambiente de esperança para que uma época de tristeza se possa vir a transformar numa época de alegria.

Your Temporary Santa - David Levithan
Ao contrário do conto anterior este não me cativou por aí além. A ideia de que alguém se mascare de Pai Natal para continuar a existir magia para uma criança é bonita. O modo como o autor a trabalhou não. Primeiro não gostei muito de que não nos seja fácil perceber logo ao início com que tipo de casal de namorados estamos a lidar. Depois toda a fraqueza demonstrada pelo personagem principal mexeu-me com os nervos visto a altura em que o conto se passa ser uma altura de esperança e amor.

Krampuslauf - Holly Black
Assim que vi que havia um conto da Holly Black sabia que havia de gostar e que havia de ser um conto um pouco mais obscuro que os restantes. E de certa forma não me enganei. É difícil explicar propriamente o que quero dizer com obscuro, mas a verdade é que ao ler o conto esta é a palavra que mais vezes surge na mente. Gostei dos pequenos e grandes indícios de magia e também da personagem principal com toda a sua garra e vontade de mais e melhor.

What The Hell Have You Done, Sophie Roth? - Gayle Forman
Este foi mais um conto que adorei. A personalidade completamente arisca, mordaz e irónica da personagem principal deixa qualquer pessoa com um sorriso na boca. Ao mesmo tempo ela faz um par bastante bom com a sua contra parte masculina. Apesar de ser um conto pequeno foi possível ver como Sophie se desenvolveu ao longo da narrativa, apercebendo-se aos poucos que se calhar o problema de não se conseguir divertir não era de toda a gente que a rodeava, mas dela mesma que não era capaz de dar oportunidades.

Beer Buckets and Baby Jesus - Myra Mcentire
Este foi um conto o qual não gostei especialmente, mas que em contra partida também não me desiludiu como outros da antologia. Consideremos que está no meio da escala. A personalidade do personagem principal é algo diferente daquilo que vamos vendo ao longo da antologia. Ele é alguém que gosta de pregar partidas e que é bastante bom a fazê-lo, sendo que não tem problemas em admiti-lo e tirar proveito desta sua faceta. Foi engraçado vê-lo tirar partido desta sua capacidade para fazer algo bom e ajudar alguém. Ao mesmo tempo este é um conto que mais uma vez nos mostra algo de bom, que as segundas oportunidades merecem ser dadas e que muito de bom se pode fazer com elas.

Welcome To Christmas, CA - Kiersten White
Um sítio chamada Christmas? Adorei a ideia! Adorei também a ideia de a autora ter utilizado o que chamamos de comida de conforto para nos mostrar que muitas vezes o que precisamos para sermos pessoas melhorer é lembrarmo-nos das coisas boas e do sentimento de felicidade que tivemos em determinado momento de modo a que sejamos capazes de lutar para voltar a atingir essa maneira de estar. Ao mesmo tempo adorei como a autora em tão poucas páginas foi capaz de nos fazer sentir verdadeiro afecto pela personagem principal e nos mostrar a relação cheia de amor que existe na família apesar de o seu membro mais jovem não se aperceber de tal coisa.

Star of Bethlehem - Ally Carter
Esta é uma história algo surreal na medida em que se passa no "mundo real" e por isso os acontecimentos deveriam ser credíveis, o que não acontece. Quem é que acolhe uma desconhecida em casa, que se sabe nos estar a mentir sem que dêmos qualquer importância a isso? Não que não possa acontecer, mas da maneira como a autora o contou achei-o pouco credível. Contudo isto foi uma sensação abafada pela escrita da autora e pelos personagens criados, que nos fazem sorrir a cada momento com a sua maneira de gostar e preocupar.

The Girl Who Woke the Dreamer - Laini Taylor 
Apesar de ter gostada bastante do conceito e da história em si fiquei um pouco triste com este conto. Acho que mais uma vez esta foi uma história que perdeu em ser tão curta. Teria tido muito mais impacto se tivéssemos tido mais tempo para conhecer os personagens e seguir os seus passos. Adorava ter conhecido mais acerca dos Dreamers. Aquilo que a autora mostra é tão pouco e ao mesmo tempo magnífico que deixa o leitor com um travo amargo na boca. Adorava que a autora pegasse neste conto e fizesse dele pelo menos uma novela com um world building mais desenvolvido.

4 comentários:

  1. Olá,
    Passei por aqui para conhecer o teu blogue e agradou-me muito, já o estou a seguir.
    Beijinhos e continuação de boas leituras.
    P.S. http://atmosferadoslivros.blogspot.pt/ este é o meu cantinho se quiseres visitar está à vontade és bem-vinda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Fico contente que tenhas gostado =) Vou dar uma vista de olhos no teu blog ;)

      Eliminar
  2. Estou ansiosa que chegue o meu exemplar *.*
    Mas vou aguentar até ao Inverno/Natal para o ler hehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) Depois já sabes quer vou querer saber a tua opinião para podermos comparar gostos =p

      Eliminar