quarta-feira, 24 de junho de 2015

Opinião - A Quimera de Praga

Ficha Técnica:
Autor: Laini Taylor
Título Original: Daughter of Smoke & Bone
Série: Entre Mundos, #1
Páginas: 376
Editor: Porto Editora
ISBN: 9789720044273
Tradutor: Elsa T. S. Vieira 

Sinopse:
Pelos quatro cantos do mundo, marcas de mãos negras começam a aparecer nas portas, gravadas a fogo por estranhos seres alados, saídos de uma fenda no céu.

Numa loja escura e empoeirada, o abastecimento de dentes humanos de um demónio começa a ficar perigosamente reduzido. E nas ruelas labirínticas de Praga, uma jovem está prestes a embarcar numa jornada sem retorno

O seu nome é Karou. Karou não sabe quem é, nem porque vive dividida entre o mundo humano e a sua família de demónios, mas crê que as respostas podem estar para lá de uma porta nos recantos sombrios de uma loja, ou no confronto com um completo desconhecido, de olhar abrasador e aparência divina - o anjo que queimou as entradas para o seu mundo, deixando-a só.

Opinião:
Já andava com esta trilogia de baixo de olho há algum tempo e eis que a Porto Editora resolve publicá-la quando estava prestes a comprá-la em inglês. 
Passado o primeiro impacto, gosto cada vez mais da capa, e agora, após terminar esta leitura passei a gostar muito do título escolhido para a nossa edição.

A Quimera de Praga é um livro de fácil leitura, daqueles que nem damos pelo passar das páginas, mas que apesar de me ter feito gostar sempre do que lia, foi só mais perto do final que me fez gostar realmente. Penso que isso se deva ao facto de as coisas nos serem explicadas a pouco e pouco. Tudo nos é apresentado com poucas explicações, mantendo uma aura de mistério e fazendo com que o leitor se questione sobre para que servem certas coisas, qual o seu propósito, o que se passa afinal aqui, etc. Só perto do final é que se faz luz e as peças se encaixam.

Adorei saber o significado das hamsas e a importância dos dentes para Brimstone e para as quimeras, bem como toda a história de Karou e Akiva. Que última centena de páginas maravilhosa...

Gostei também do facto de existir um outro mundo, Eretz, onde moram os Serafins e as Quimeras em constante batalha e adorei a lenda que cada raça criou para explicar a sua origem. Se uma se tratava de uma batalha da Luz contra a escuridão a outra falava de um Sol apunhalado cujas gotas de sangue originaram os Serafins e de duas luas Ellai (modesta) e Nitid (brilhante), cujas lágrimas deram origem às Quimeras.

Também achei bastante interessante termos como pano de fundo a cidade de Praga, não só por ser uma bela cidade e já lá ter estado, o que me permitiu vivenciar a história de outra forma, mas fundamentalmente por ser de facto raro achar um livro de literatura fantástica, que quando passado no mundo real, se passe fora dos EUA ou então do Reino Unido.

A ideia de todos aqueles desejos (Scuppys, Shings, gavriels, etc.), criada pela autora, é também muito curiosa e se fosse algo real, tal como Karou, adoraria "coleccionar" todas aquelas línguas e ser uma poliglota hehe

Para terminar, ficou a vontade de saber o que aconteceu efectivamente a Brimstone e companhia, o que levou alguns Serafins a serem castigados e tornarem-se "Caídos", bem como o rumo que tomarão Karou e Akiva. E será que voltarão a haver Magos entre os Serafins? Algumas revelações parecem apontar nesse sentido.
Assim sendo, resta-me esperar que Dias de Sangue e Glória seja pelo menos tão cativante quanto o presente livro.



6 comentários:

  1. Parece que temos opiniões bastante semelhantes ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive a ler a tua e é bem verdade hehe

      Eliminar
    2. Olá Rita

      Sem dúvida que me deixaste ainda mais curiosa. Agora com os 3 livros vou lê-los de seguida.

      Gostei muito da tua opinião

      Bjos

      Eliminar
    3. Olá Elsa,

      Ai ainda não os leste? Pensava que já tinhas lido ^^
      São muito fixes, mas acho que demoram um bocado a arrancar.

      Depois quando a Joana publicar a opinião dela ao 2º livro eu publico também a minha :)

      Beijinhos e obrigada pelo comentário!

      Eliminar
  2. Olá Rita,
    Já há muito tempo que me tenho questionado sobre esta trilogia, é tão comentada nos blogues e sempre comentários tão bons, adoro as capas. Gosto muito das sinopses, para veres que ando de olho nesta trilogia. Adorei a tua opinião muito boa mesmo.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Muito obrigada :)
      O último livro da trilogia saiu agora e estou ansiosa para o ler ^^

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar